Exibida nas praças, casas e edifícios, a bandeira dos Estados Unidos é um símbolo de orgulho nacional. Afinal, ela é o retrato do povo estadunidense e representa ao mundo a força dessa nação. Tamanha é sua importância para o país, que existe o Flag Day, uma data especial feita exclusivamente para celebrar o estandarte norte americano.
Acompanhe o artigo e conheça a história por trás dessa data!
A origem da bandeira dos Estados Unidos
Em meio à guerra pela independência, as 13 colônias, lideradas por George Washington, viram a necessidade de ter um emblema que pudesse representá-los perante os colonizadores ingleses.
Foi então que Washington haveria solicitado à costureira norte-americana Besty Ross, que desenvolvesse a bandeira do país a partir de um desenho dado por ele.
Assim, a primeira versão foi aceita oficialmente em 14 de Junho de 1777. Ela era composta por 13 estrelas e 13 listras horizontais vermelhas e brancas, representando todas as colônias que participaram da luta pela independência do país.
No entanto, durante os anos seguintes, muitas alterações foram feitas. Novas listras foram inseridas, depois removidas, assim como a adição de novas estrelas, o que era feito conforme outros estados passavam a fazer parte do país.
A última mudança realizada aconteceu em 1960, quando o estado do Havaí foi reconhecido como parte dos Estados Unidos.
Significado da bandeira dos Estados Unidos
Composta por 13 listras e 50 estrelas, a bandeira americana possui um forte significado por trás de cada um de seus elementos.
Suas linhas vermelhas e brancas representam as 13 colônias que deram início ao país, enquanto as estrelas correspondem a cada um dos 50 estados americanos.
Já suas cores que foram herdadas da bandeira inglesa e se mantiveram inalteradas desde sua criação, trazem os seguintes significados:
- Branco: pureza e inocência;
- Vermelho: resistência, coragem, bravura;
- Azul: perseverança e justiça.
Flag Day, o Dia da Bandeira
Comemorado no dia 14 de junho, mesma data em que a bandeira foi oficializada, o Flag Day é uma data comemorativa criada para homenagear a bandeira do país.
Porém, apesar de ser uma data comemorada em todo o território nacional, ela só é um feriado para os habitantes do estado da Pensilvânia.
Cuidados com a bandeira
Durante as celebrações do Flag Day é possível ver inúmeras bandeiras espalhadas por todos os locais, como demonstração de orgulho e bravura de seu povo. E, para que isso seja feito da maneira mais respeitosa possível, existem vários detalhes que precisam ser seguidos ao hastear sua bandeira.
Portanto, algumas das orientações são:
- Ela deve ser hasteada durante o amanhecer e recolhida ao entardecer;
- Quando exibida durante a noite, deve estar bem iluminada;
- Nenhuma outra bandeira pode ser exibida ao lado direito da bandeira dos Estados Unidos;
- A bandeira não deve ser exposta caso esteja gasta, suja ou danificada.
Como você pôde ver, há muito por trás da criação da bandeira de um país. E quando falamos da bandeira dos Estados Unidos, existem curiosidades que tornam sua história ainda mais interessante.
Por exemplo, você sabia que o hino americano surgiu de um poema feito em homenagem à bandeira?
Ou que essa flâmula também é conhecida por outros nomes como: Old Glory (Glória Antiga) e The Stars and Stripes (As estrelas e listras)?
Bem, seja você um(a) entusiasta da cultura norte-americana ou alguém apaixonado pela evolução desse país, saiba que você pode aprender muito mais sobre o passado dos Estados Unidos e do mundo com a graduação em História da Unigran USA.
Portanto, se você quer estudar mais a fundo as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas do ponto de vista histórico, realizando as conexões com o tempo presente, venha conhecer mais sobre o curso no site. Clique aqui e conheça a profissão ideal para você!