Em meio a tanta tecnologia, velocidade e obras sendo construídas, o ser humano carece de um contato mais próximo com a natureza. Para isso, algumas pessoas já acharam a solução: cultivar plantas dentro de casa ou, até mesmo, no trabalho.
As plantas, além de serem uma decoração excelente e que dá vida ao ambiente, também trazem muitos benefícios em seu cultivo. Vamos ver alguns deles?
Umidificadores e purificadores naturais:
Quando se mora em uma cidade muito seca e com pouca chuva, é comum que os ambientes fiquem mais pesados dificultando até mesmo o respirar. Nessa situação a opção mais lógica seria investir em um umidificador de ar, certo?
Mas e se você pudesse substituir esse aparelho eletrodoméstico por uma samambaia, por exemplo?
Pois é! As plantas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável sem que você precise gastar com um eletrodoméstico que só faria a conta de luz vir ainda mais alta, não é?
Além disso, algumas plantas têm capacidade de filtrar os poluentes e conseguem absorver as partículas com mais eficiência.
Reduzem o estresse:
Assim como purificam o ar, as plantas também podem “purificar” o interior dos indivíduos, amenizando o estresse de um dia corrido.
Um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology descobriu que as plantas em sua casa ou escritório podem fazer você se sentir mais confortável e tranquilo.
Ver o verde das plantas ao seu redor tem um efeito calmante, baixando a pressão arterial e consequentemente fazendo você se sentir mais relaxado e, finalmente, mais feliz.
Ou seja, elas contribuem para uma sensação de bem-estar e ajudam a promover pensamentos otimistas. Além de reduzir a pressão sanguínea devido à sua natureza de aliviar o estresse.
Aumentam a produtividade:
Se as plantas têm esse poder de amenizar o estresse, consequentemente, o rendimento no trabalho tende a aumentar, certo?
Vários estudos descobriram que as plantas no espaço de trabalho aumentam não só a produtividade, como também a criatividade.
Um estudo de 1996 descobriu que os alunos de um laboratório de informática trabalhavam 12% mais rápido e ficavam menos estressados quando as plantas eram colocadas nas proximidades.
Pode parecer engraçado, mas uma bromélia pode acabar sendo o melhor companheiro de escritório que você já teve.
Como inserir plantas na rotina?
Ok. As plantas são lindas e muito benéficas, mas no meio de uma rotina corrida de trabalho, será que é possível inserir plantas na rotina?
Começando pelo básico: a organização. Onde colocar as plantas? O lugar para colocá-las vai depender das possibilidades que existem dentro da sua residência.
Ainda que o verde fique lindo em qualquer local, dependendo da planta escolhida, você deve priorizar um local que receba luz natural para que assim ela possa crescer de forma saudável.
Já em relação aos cuidados, isso vai fazer toda diferença! Se você tem dificuldade para lembrar de regar regularmente sua planta, uma boa estratégia é colocar lembretes no celular.
E, se acaso quando for regar você notar que existem folhas secas ou danificadas, limpe-as para deixar mais espaço para que a planta possa se desenvolver cada vez mais.
Por fim, lembre-se da luz solar. Como citado anteriormente, nem todas as plantas possuem essa necessidade, mas para as que precisam é de extrema importância.
Agora que você já está convencido de que ter plantas em casa vai muito além da estética, que tal conhecer mais a fundo essa área e fazer dela uma grande carreira?
A Graduação em Biologia da Unigran USA conta com uma grade curricular completa para você estudar onde e quando quiser. Inscreva-se clicando aqui!