A primeira planta pode chegar na sua casa como uma companhia, mas com tempo ela se multiplica e mais vasos vão aparecendo. E, assim, quando você se dá conta, já é um jardineiro iniciante. Nessa situação, como agir e como preservar o seu jardim que começou despretensiosamente?
É hora de sanar essa dúvida! Separamos dicas para você cuidar das suas plantinhas e mantê-las sempre bonitas e saudáveis. Acompanhe!
Comece escolhendo as plantas certas!
Ok. Antes de mais nada, é importante ter em mente que existem plantas indicadas para cada tipo de ambiente e essa escolha prévia influenciará totalmente no desenvolvimento do seu jardim.
Cada planta precisa de diferentes quantidades de luz e até mesmo de ventilação. Portanto, ao escolhê-la, é importante observar como é o ambiente em que se deseja colocá-la.
É fato que algumas plantas precisam pegar sol diretamente, outras são bastante sensíveis e precisam de luz do sol apenas indiretamente, por exemplo.
Estando nessa fase iniciante de jardinagem, as plantas mais indicadas são:
- Cactos;
- Dracena;
- Comigo-ninguém-pode;
- Bálsamo;
- Jibóia;
- Gerânio;
- Espada de São Jorge.
Claro que com o tempo esse jardim pode ganhar novas plantas que têm exigências mais específicas e precisam de um pouco mais de atenção. Mas, para começar é interessante optar por aquelas que são mais simples de lidar.
Agora vamos às dicas?
Leia também: Como cuidar de suculentas?
Remova as folhas secas:
Atenção, iniciantes no mundo da jardinagem! É totalmente normal e esperado que folhas danificadas apareçam nas suas plantas, já que isso faz parte de todo o ciclo natural delas.
Porém, manter essas folhas pode fazer com que as plantas gastem muita energia tentando recuperá-la. Então, o melhor a se fazer é removê-las e deixar com que a planta invista energia criando folhas novas e saudáveis.
Areje e adube a terra:
O princípio básico da jardinagem, para lidar com suas plantinhas, é dar atenção a terra em que elas serão plantadas e crescerão.
Se tratando de um jardim externo com mais espaço, arejar a terra ao menos duas vezes por ano é muito importante. O recomendado é que você faça buracos naquele espaço e depois preencha-os com pedras deixando um espaço, pois isso ajudará a oxigenar as raízes das plantas.
Agora, independente de ser um cultivo externo ou interno, adubar a terra é indispensável. Isso dará nutrientes às plantas e fará com que elas cresçam mais saudáveis, evitando que fungos e bactérias cheguem.
É possível encontrar opções de fertilizantes no mercado, mas uma opção barata é a borra daquele cafezinho que você toma pela manhã. Essa borra ajuda a manter a permeabilidade e a drenagem do solo, além de auxiliar no desenvolvimento das plantas.
Troque o vaso:
Isso mesmo! Se você tem um jardim dentro de casa e suas plantas crescem em vasos, é importante trocá-las num momento específico.
Essa decisão de trocar a planta de vaso pode ocorrer ao menos em três situações:
- Conforme as etapas de crescimento;
- Quando as raízes ocuparam todo o espaço no vaso atual;
- A planta apresenta problemas com algas, fungos e outras pragas.
Cada uma dessas situações só fortalecem a importância de ficar de olho e estar sempre “ouvindo-as”, por mais que isso soe estranho, as plantas falam!
Retire ervas daninhas:
Além das folhas secas que precisam ser removidas, as ervas daninhas também devem ser retiradas.
Essas ervas daninhas são como mini plantas que nascem no meio do jardim, se alimentam da mesma água e nutrientes que os vegetais, prejudicando seu crescimento.
Por isso, essas ervas precisam ser retiradas. E para tanto, basta puxá-las pela base do caule, removendo também suas raízes.
Animais aliados da jardinagem:
Não é uma dica, mas vale a pena ressaltar! Alguns animais são amigos das plantas e, por mais que pareçam desagradáveis aos olhos humanos, são na verdade benéficos para as plantas e ajudam até na fertilização do solo.
Alguns dos principais animais que são benéficos para as plantas são:
- Joaninhas;
- Abelhas;
- Minhocas;
- Borboletas;
- Vespas;
- Lagartixas;
- Aves.
Eles são responsáveis por manter o jardim em equilíbrio, eliminando as pragas para suas plantas e mantendo os bons.
Benefícios de ter de um jardim
A jardinagem oferece benefícios para saúde mental e isso não é segredo para ninguém! Cuidar de um jardim pode diminuir o stress e melhorar a autoestima, enquanto a imunidade, a saúde do coração e a saúde do cérebro melhoram também. A jardinagem é um trabalho de amor que dá frutos em todas as áreas da vida.
Mas, se esses benefícios por si só não forem suficientes e você procura vantagens mais tangíveis para se render de vez às plantinhas, isso também é possível!
Espaço social:
Um jardim bem cuidado seja pequeno ou grande, pode ser um excelente espaço social para receber amigos, familiares e proporcionar aquelas pequenas festas que sempre ficam guardadas na memória de forma especial.
Ah! E os registros fotográficos dessas reuniões com um fundo natural vão ficar muito mais bonitos.
Um lugar para relaxar:
Qualquer jardim pode se tornar um refúgio e um retiro pacífico. O mundo lá fora pode ser estressante e os dias de trabalho podem colocar peso sobre os ombros de qualquer profissional.
Assim, ter a natureza tão perto é ter a oportunidade de relaxar no final do dia ou, até mesmo, de começar o dia com o pé direito. Respirando o ar fresco e o doce aroma das flores. Lendo um livro nessa atmosfera ou até mesmo verificando as redes sociais sendo abraçado pelo calmante das plantas. Isso faz a diferença!
Jardinagem e o preço da casa:
Se tratando de um jardim externo, as vantagens são até financeiras! Se você pensa em se mudar, um jardim agrega valor à casa e isso significa que uma vez que você tenha terminado de desfrutar pessoalmente do seu jardim e esteja se encaminhando para um novo lar, você ainda pode ganhar muito com o seu investimento.
Viu só? A jardinagem é excelente para ocupar a cabeça e abraçar a alma em meio ao caos. E, se você já é apaixonado por todos os benefícios que a natureza pode proporcionar ao ser humano, ficará ainda mais quando entender a fundo como esse universo funciona.
A graduação em Biologia na Unigran USA é completa! Você acessa as aulas onde e quando quiser e conta com vídeos que exemplificam o conteúdo teórico estudado na plataforma. Aproveite essa paixão pela natureza para investir em uma carreira que também te ajudará a viver em harmonia com o que está ao seu redor.
Clique aqui para conhecer as formas de ingresso e consultar a grade curricular completa!