Bem-vindo a geração que consome vídeos curtos, dancinhas e personalidades cada vez menos artificiais! O TikTok impactou a produção de conteúdo e os profissionais de comunicação precisaram se reinventar no meio dessa nova onda.
Acompanhe o artigo para entender a fundo o impacto dessa plataforma!
Antes de mais nada, o que é TikTok?
Caiu de paraquedas nessa onda e não sabe o que é o TikTok ou como essa plataforma funciona. Fique calmo, vamos explicar!
O TikTok nada mais é do que uma rede social onde as pessoas publicam e consomem vídeos curtos. Parecido com a dinâmica do Instagram, por lá também é possível seguir seus criadores de conteúdo favoritos e também acompanhar o que é tendência através de uma página inicial chamada “For You” (Para Você, em tradução livre).
Essa “For You” é estrategicamente elaborada pelo algoritmo do aplicativo a fim de que apareçam apenas conteúdos que você realmente se interesse.
Para isso, o TikTok usa como base o seu tempo de permanência nos vídeos, se você curtiu ou não, se deixou comentários e até se enviou para algum amigo. Quanto mais interação, mais aquele tipo de conteúdo aparecerá, pois a plataforma o entende como relevante para você!
Bom, e quais são os tipos de conteúdos disponíveis? Simples: todos!
O TikTok tem um público diversificado e enorme! Portanto existem vídeos tanto para quem gosta de academia e quer acompanhar treinos, dietas e progresso de criadores, como também para os apaixonados por psicologia e que gostam de entender teorias das mais diversas. Ou seja, tem conteúdo para todo mundo!
E é justamente essa criação em massa que fez a rede se popularizar, mudar os padrões de consumo e, consequentemente, das produções.
O que o TikTok nos ensina sobre o consumo de conteúdo?
Desde 2020, quando houve a grande visibilidade do TikTok, as novas gerações, como a geração Z (predominante na produção e consumo de conteúdos da plataforma) vem provando que a rede social veio para ditar novas regras de entretenimento, definir estilos de vida virtuais e trazê-los para a vida real.
Dentro dessas novas regras que começam a ser estabelecidas, de forma sutil, está a rapidez no consumo. O TikTok começou com vídeos máximos de 15 segundos, o que foi gerando nas pessoas uma cultura mais veloz para conseguir informações e já seguir em frente. Mesmo que atualmente a plataforma já comporte vídeos de 3 minutos, é inegável que o interesse do público já não é linear e mantê-los atento em um período longo de tempo é um desafio muito maior!
Além disso, as grandes produções também começaram a perder tanto apreço pelos telespectadores. No TikTok o que cresce e ganha destaque são conteúdos mais reais. Pessoas que mostram suas rotinas, progresso em algum hábito, falam sobre vulnerabilidades e até brincam com as mesmas gerando conteúdos que aproximam o público.
As características e exigência por verdade e transparência dessa nova geração têm impulsionado mudanças estruturais no consumo global. Agora, cabe às empresas acompanhar essas mudanças para se manter no mercado.
Como as empresas podem aproveitar o TikTok?
Agora que você compreendeu um pouco mais sobre os novos formatos de consumo na internet, é preciso entender também como as empresas podem usar isso a seu favor!
Através de estratégias de marketing, o TikTok para empresas vem sendo pensado como uma possível abordagem de interação, engajamento e divulgação da marca.
É possível otimizar o volume dessa plataforma criando uma comunicação leve, divertida e dinâmica com o público. Seja através de trends específicas do aplicativo adaptadas para o segmento da empresa, crossover com outras marcas e até parceria com influenciadores do TikTok.
Vale ressaltar também o poder dos vídeos simples nessa rede social! Por mais que o volume de demanda para o TikTok seja alto, o real e divertido é o que tende a conquistar o público e aproximá-lo da marca. Aposte em bastidores, histórias da empresa, brincadeiras entre os colaboradores e até montagem dos produtos.
Mas claro, na hora de criar conteúdos estratégicos, uma formação acadêmica faz toda diferença! Ainda que brincar com as trends possa atrair números interessantes em visualizações, a graduação em Marketing te prepara para converter isso em vendas, que são muito mais importantes que qualquer vídeo viral. Conheça mais sobre o curso acessando o site da Unigran USA, clique aqui!