Os bons investidores já estão de olho nessa nova onda verde. Em 2021 o ESG (ambiental, social e governança, em português) tomou grandes proporções e levantou muitas pautas. O debate manteve-se em alta em 2022 e a promessa é que continue crescendo no próximo ano.
Está perdido neste novo mundo sustentável? Então acompanhe o artigo para entender de vez o que é o ESG e quais as suas vantagens no mercado!
O que é ESG?
ESG é uma sigla que significa Environmental, Social and Corporate Governance (ambiente, social e governança empresarial em tradução livre). No mercado financeiro ela está relacionada a uma série de critérios e práticas que devem ser adotados pelas cooperativas com o objetivo de realizar investimentos socialmente conscientes.
Como o próprio nome sugere, cada uma das letras da sigla tem um peso diferente:
- Ambientais (E): Relacionam-se com as ações em relação aos problemas ambientais como uso de matéria prima de forma consciente, tratamento de resíduos, reciclagem e até a poluição.
- Sociais (S): Nesse indicador, a empresa deve se preocupar com o relacionamento com os seus colaboradores, fornecedores e clientes.
- Governança (G): Referem-se a políticas empresariais e de governança aplicadas, sendo elas estratégia tributária, remunerações, liderança da empresa, direitos dos sócios e acionistas, e aspectos estruturais ou de corrupção.
A partir desses três pilares, busca-se mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, capazes (e engajados) de gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.
Qual a origem da sigla ESG?
Já compreendendo a essência do ESG, é bacana também saber de onde surgiu esse movimento.
A sigla foi usada pela primeira vez em um relatório intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre). Esse, por sua vez, mostrava o resultado de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas em 2005.
Com a participação de 20 instituições financeiras de 9 países diferentes, a conclusão do relatório foi de que a aplicação desses fatores no mercado financeiro gerava mercados mais sustentáveis e melhores resultados para a sociedade a curto e longo prazo.
Por que pensar em ESG? Quais as vantagens disso?
Para começo de conversa a adoção de medidas sustentáveis não é apenas pensando na visibilidade e publicidade da empresa, mas também no futuro das próximas gerações.
Assim sendo, a presença de ESG nas empresas é cada vez mais reconhecida por governos e por quem se interessa em agir nesse segmento a fim de dar preferência a organizações que se alinhem com esses objetivos.
Afinal, comprar pelo preço já não é mais o único fator decisório. A crescente conscientização em relação às mudanças climáticas, o uso apropriado de recursos ambientais, a diversidade de gênero e a transparência vêm mudando o comportamento de quem consome e também as decisões políticas.
Agora a qualidade, custo benefício e responsabilidade social também são fatores analisados na hora de escolher produtos e serviços.
Os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes. E, para sua fidelização com qualquer empresa, é necessário que ele se relacione com os valores dela. Por isso, não considerar os fatores levados em conta pelo ESG é ignorar uma mudança de cenário relevante que impacta diretamente nos retornos financeiros.
A preocupação com o meio ambiente faz parte da sua vida? Então você deveria conhecer o curso de Gestão Ambiental. A Graduação oferece capacitação para que você possa analisar e solucionar problemas ambientais no ambiente corporativo.
Com o intuito de proporcionar aos estudantes uma visão sistêmica do ambiente, na Unigran USA a grade curricular é completa. Mesmo no exterior, você cursa uma disciplina por mês estudando onde e quando quiser!
Conheça mais sobre o curso acessando o nosso site, basta clicar aqui!