Com o ano novo sempre vem as novas promessas e projetos, dentre eles: o desejo de aderir hábitos saudáveis. Mas, uma vida saudável depende de diversos fatores. Não basta praticar atividades físicas em uma alimentação nutritiva e balanceada, por exemplo.
E sabendo que essa pode ser uma meta complicada, por isso vamos te ajudar com dicas para que você mantenha o ritmo e alcance a sonhada qualidade de vida. Vamos lá?
Antes de mais nada, o que significa manter uma vida saudável?
Hoje em dia é normal viver rotinas de correria por conta do trabalho e dos afazeres de casa. O cansaço já parece fazer parte do dia e, por isso, os cuidados com a saúde física e mental ficam de lado. Por isso, para manter uma vida saudável é importante dar a devida atenção a isso, a si mesmo.
A qualidade de vida é a união entre saúde física, saúde mental e as relações sociais, com nós mesmos e com o mundo à nossa volta.
Valorize seu tempo:
A primeira dica parece boba, mas tudo começa na valorização e administração do nosso tempo. Não é atoa que a maioria das pessoas usa como desculpa o fato de “não ter tempo” para ter uma vida melhor.
Quando conseguimos estabelecer prioridades no trabalho, em casa ou em qualquer espaço em que vivemos e convivemos, podemos desfrutar da satisfação de estar no controle de nossa vida.
Liste suas tarefas, saiba priorizar o que for urgente e tenha um tempo para seu próprio entretenimento e diversão, com amigos, assistindo um filme ou até lendo um livro.
Escolha uma atividade física que você goste:
Não adianta forçar e tentar seguir os gostos, ritmos e preferências de outras pessoas. A verdade é que cada um irá se identificar mais com um exercício e é assim que deve ser. Priorize o que você gosta, seja uma caminhada, a tradicional academia ou atividades como natação, dança, yoga, lutas.
Quando saímos de casa para fazer algo que não gostamos tudo se torna um obstáculo e haverá ainda mais dificuldade em fazer isso se tornar um hábito. Mas tudo muda quando estamos indo fazer algo que nos dá prazer de fato, além de ficarmos mais dispostos, também obtemos melhores resultados.
Evite telas uma hora antes de dormir:
A exposição à luz artificial das telas desses dispositivos, especialmente antes de dormir, dificulta o relaxamento e nos mantém agitados, diminuindo também a qualidade geral do sono.
Por isso, a fim de otimizar suas horas de descanso que também refletem na sua qualidade de vida, recomenda-se que você evite telas pelo menos uma hora antes de dormir.
O emocional e a imunidade:
Muitos estudos comprovam que o emocional é muito afetado pelo sistema imunológico e, nesse sentido, o estresse e a ansiedade constantes favorecem o surgimento de diversas doenças.
Assim, podemos dizer que a alimentação também faz grande diferença para promover uma vida saudável. Isso porque, consumir mais vitaminas naturais, beber água e reduzir o consumo de alimentos industrializados, ajudam a fortalecer a imunidade evitando o estresse excessivo e um emocional facilmente abalado.
Uma dica para inserir alimentos mais saudáveis na rotina é começar pelas frutas, legumes e verduras que você gosta. No café da manhã, insira uma fruta de sua preferência. Já no almoço, busque a diversidade de cores no prato. E, claro, não se esqueça de beber água!
Procure novos hobbies:
Às vezes nos cansamos até de uma coisa que sempre tivemos prazer em fazer, por isso todo ano é interessante procurar algum novo hobbie para inserir na sua vida. Seja uma vez por semana, duas ou como você preferir. O importante é reconhecer a importância desses momentos para sua saúde mental ao invés de viver pelo trabalho 100% do tempo.
Essas foram as nossas dicas para que 2023 seja um ano de hábitos mais saudáveis. Pelo bem do seu corpo e mente. Ainda que sejam coisas rápidas e até pequenas, juntas elas podem proporcionar grandes benefícios para sua vida!