Mesmo quem não vive nos Estados Unidos, já deve ter notado que patriotismo é coisa séria para os estadunidenses. Por isso, as celebrações de 4 de Julho são tão conhecidas, chegando, até mesmo, a receber visitantes que viajaram à terra do Tio Sam só para vivenciar as comemorações da data.
Para você, que como bom brasileiro, ama uma festa, venha conferir mais sobre a história e curiosidades de um dos dias mais importantes para o povo norte-americano.
A Independência Norte-Americana
O dia 4 de Julho marca uma data de extrema relevância para os moradores dos Estados Unidos.
Isso porque é nesta data que celebramos o Independence Day ou, em português, Dia da Independência.
Lembrado por alguns como o momento de “nascimento” do país, o marco da independência norte-americana aconteceu em 4 de julho de 1776, com sua declaração escrita por Thomas Jefferson e aceita pelas 13 colônias.
Mas como toda mudança histórica, é claro que ela não foi aceita tão facilmente pelos colonizadores.
As 13 colônias, como era chamado os Estados Unidos naquela época, eram uma colônia do Império Britânico, logo, respondiam à Coroa Inglesa. No entanto, conforme essas colônias cresciam, mais se tornava evidente para eles os abusos cometidos por seus colonizadores.
Com a cobrança de altos impostos e vários outros eventos como a Batalhas de Lexington e Concord, iniciou-se a luta pela independência. Disputa essa, que só chegou ao fim em 1783.
Principais comemorações de 4 de Julho
Mesmo sendo declarado como um feriado nacional apenas em 1870, o Independence Day, comemoração realizada em 4 de Julho, se tornou uma das datas mais marcantes para o povo estadunidense, sendo considerada tão importante quanto as festas de Natal e Thanksgiving.
Com comemorações por todo o país, esta é uma celebração que não poderia acontecer de melhor maneira. É a junção do espírito patriota norte-americano, com o clima propício de verão e as férias escolares.
Assim, todos os anos, milhões de pessoas se reúnem para festejar com atrações para todos os públicos.
Desfiles
Os desfiles são uma das principais atrações do 4 de Julho. Reunindo civis e militares, todos vão às ruas para homenagear aqueles que lutaram pela independência do país e festejar os Estados Unidos como uma nação.
Contando com bandas e até carros alegóricos, é nesta data onde ocorre o maior número de desfiles dos Estados Unidos, podendo ser seguidos ainda por festivais com comidas típicas, passeios e outras atividades para todas as idades.
Queima de fogos
Outra atração das comemorações de 4 de Julho são os fogos de artifício.
Há quem prefira comprar seus próprios fogos para uma festa particular, mas muitas pessoas se encontram para assistir à queima dos fogos de artifício por todo o país.
Para quem estiver interessado em curtir esse show, uma dica é ir aos locais que já são conhecidos pelo evento, como, por exemplo, a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque; o Memorial Martin Luther King Jr., em Washington DC ou na Golden Gate Bridge, em São Francisco.
Barbecue
Não tem como falar de 4 de Julho sem falar do Barbecue, o churrasco norte-americano.
Isso porque, segundo a Forbes, mais de 64% da população celebra o Dia da Independência reunindo seus amigos e familiares para um famoso Barbecue.
Hot Dogs
E ainda falando sobre as comidas típicas. Você sabia que, só durante o 4 de Julho, são consumidos cerca de 155 milhões de unidades de hot dogs?
Pois é, o cachorro-quente, amado pelos estadunidenses, é uma das comidas que não podem faltar para a celebração dessa data!
E essa é uma tradição levada tão a sério, que um dos eventos mais aguardados desse dia, é o Nathan’s Hot Dog Eating Contest, uma competição que acontece em Nova Iorque, para premiar quem conseguir comer mais cachorros-quentes em 10 minutos!
Mas, além dos hot dogs, temos também outras delícias que costumam ter presença confirmada nas festas de 4 de Julho. Prepare-se para saborear muito frango frito, saladas de batatas, tortas de frutas e, claro, o famoso Mac and Cheese.
Agora que você já sabe tudo sobre o feriado, basta escolher qual tradição você vai aderir para ficar ainda mais por dentro do universo norte-americano!
Independente da sua forma de celebrar, o importante mesmo é curtir o feriado com aqueles que amamos. Por isso, prepare sua decoração vermelha e azul, hasteie sua bandeira e um feliz 4 de Julho!
Leia também: Flag Day, celebre a bandeira dos Estados Unidos