Manter uma alimentação equilibrada aliada a exercícios físicos é a chave para uma vida mais saudável. Isso vale tanto para quem deseja perder peso quanto para obter uma melhor qualidade de vida.
Os benefícios de uma alimentação saudável são inúmeros. Além de trazer uma maior disposição, ainda é possível observar benefícios quanto ao aumento da autoestima.
Além disso, manter um cardápio regulado ajuda a prevenir uma série de doenças. Obesidade, hipertensão, anemia, diabetes e hipotireoidismo são apenas algumas das enfermidades relacionadas à má alimentação.
Conservar uma nutrição equilibrada nem sempre é uma tarefa fácil, mas com algumas mudanças simples você já pode observar uma grande diferença na sua qualidade de vida.
Continue a leitura e confira algumas formas de cuidar melhor da sua alimentação.
1. Substitua refrigerantes e sucos por água
Trocar o refrigerante por sucos naturais já é, sem dúvida, um grande avanço. Isso porque os refrigerantes possuem uma grande quantidade de açúcar e sódio. E, quando consumidos em excesso, agravam problemas como diabetes, hipertensão e osteoporose.
Já os sucos, embora sejam mais saudáveis, não substituem a água. Além disso, alguns sucos industrializados também podem ser perigosos, pois possuem quantidades exageradas de açúcar, sódio, corantes e aromatizantes.
O ideal é sempre priorizar a água. O líquido mantém o corpo hidratado, ajuda a controlar as calorias, limpa o organismo e melhora o funcionamento do intestino.
2. Dê preferência a alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos evitam problemas causados pela ingestão de produtos químicos, como agrotóxicos. Além disso, os orgânicos são cultivados em solos ricos, com adubos naturais, produzindo assim alimentos com maior valor nutricional.
Como são produtos totalmente naturais, os alimentos orgânicos ajudam a purificar o organismo.
Logo, auxiliam a evitar problemas gástricos, intestinais e hepáticos, provocados por compostos químicos.
3. Armazene os alimentos adequadamente
Sabia que a forma como você armazena aquilo que ingere influência na qualidade da sua alimentação?
Isso porque há maneiras adequadas de acondicionar cada tipo de alimento, a fim de evitar contaminações.
As frutas e verduras, por exemplo, quando guardadas na geladeira, devem estar sempre na parte menos refrigerada, ou seja, na gaveta inferior.
E vale lembrar ainda, que antes de fazer o armazenamento desses alimentos, o ideal é higienizar bem cada um deles.
4. Aposte em alimentos probióticos
Os alimentos ricos em probióticos são aqueles que contém grande quantidade de bactérias que auxiliam no funcionamento da flora intestinal. Ou seja, eles aumentam a capacidade do corpo de absorver os nutrientes necessários para uma vida saudável.
Esses alimentos também ajudam no desempenho do sistema imunológico e na produção de vitamina B12. Além disso, auxiliam na eliminação de bactérias, fungos e leveduras ruins para o organismo.
5. Inclua as frutas em sua dieta
As frutas são fontes de vitaminas, fibras e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Por isso, o ideal é comer pelo menos três porções todos os dias.
Procure incluir frutas no café da manhã, no horário do almoço, como sobremesa e como alternativa ao café da tarde. Essa é uma forma de manter uma alimentação balanceada e acrescentar importantes nutrientes à sua dieta.
Como sugestão, veja algumas frutas ricas nas vitaminas A, B, C e E:
- Vitamina A: acerola, damasco, mamão, manga, melancia e melão;
- Vitamina B: abacate, banana, laranja e morango;
- Vitamina C: acerola, laranja, limão, kiwi e goiaba;
- Vitamina E: abacate, amora, manga e kiwi.
Pronto para mudar sua alimentação?
Uma alimentação saudável começa pela mudança de hábitos. Por isso, essas dicas servem de ponto de partida para que você obtenha uma melhor qualidade de vida.
Colocando essas dicas em prática, você verá que cuidar da sua alimentação é bem mais fácil do que você imaginava!
E, para quem quiser dar um passo ainda maior, vale conferir outro conteúdo do nosso blog que pode ajudar a conquistar hábitos melhores ainda este ano. Leia também: Dicas para aderir hábitos saudáveis em 2023.